Sobre os Olhos

O RESTO DOS OLHOS
A cavidade entre o seu cristalino e córnea contém um líquido chamado humor aquoso. Atrás do cristalino existe uma substância gelatinosa, chamada de humor vítreo preenche a cavidade posterior.

O humor aquoso e o humor vítreo ajudam a manter a forma de seus olhos.



CAMADA INTERNA: RETINA
A função de sua retina é capturar as informações de luz que serão conduzidas para seu cérebro através do nervo óptico. Seu cérebro então converte essas mensagens em imagens.

Em sua retina, dois tipos de células sensíveis à luz convertem os estímulos luminosos em impulsos elétricos: cones e bastonetes. Os bastonetes são sensíveis à luz e movimento, e o ajudam a enxergar com pouca luz. Os cones permitem que você enxergue detalhes e cores.

Para tarefas precisas, a luz se concentra no centro de sua retina, em uma área denominada mácula (onde se concentram os cones).

No centro do globo ocular existe uma lente transparente e flexível, o cristalino. Os músculos ao redor do cristalino controlam a sua forma, alterando o foco, o que permite que você enxergue os objetos em distâncias diferentes.




CAMADA MÉDIA: CORÓIDE
Por dentro da esclera está a camada média, a coróide. Ela é escura para evitar a reflexão de luz dentro de seus olhos e contém principalmente vasos sanguíneos que nutrem a parte interna do globo ocular.

Quando você olha para os olhos de uma pessoa normalmente você nota primeiro sua íris. A íris está ligada a coróide e dá cor aos olhos. Existe uma abertura circular mais escura, no centro de sua íris chamada pupila. Os músculos em sua íris controlam o tamanho da sua pupila para deixar entrar mais ou menos luz.





O QUE PERGUNTAR AO OFTALMOLOGISTA

Seu oftalmologista terá prazer em responder todas as perguntas que você tem sobre
sua visão, saúde dos olhos e opções de correção da visão.

Esta lista de perguntas chave a serem feitas ao seu oftalmologista ajudarão a esclarecer suas dúvidas na consulta:

Os meus olhos são saudáveis?
Como está minha visão?
A minha visão irá piorar?
É possível que eu veja mais nitidamente com a correção da visão?
Quais são as minhas opções para correção?
Qual opção de correção de visão vai me dar a melhor visão e maior flexibilidade, considerando meu estilo de vida e necessidades para correção da visão?
Quais são as vantagens de tentar os dois, óculos e lentes de contato?
Com que frequência eu devo voltar para um exame da visão?
Se seu oftalmologista confirmar que as lentes de contato são adequadas para seus olhos, faça as seguintes perguntas:
Qual tipo de lentes de contato será mais adequada ao meu estilo de vida?
Qual é o método correto para colocar e tirar as lentes de contato?
Quantas horas por dia e dia por semana eu devo usar minhas lentes de contato?
Você tem lentes de contato que irão fornecer alguma proteção UV?
Qual marca de lentes de contato você recomendaria?
Se você achar que gostaria de usar lentes de contato de troca programada, deve perguntar também:
Como eu devo limpar e guardar minhas lentes de contato?
Qual solução de limpeza para as lentes de contato você recomenda?
Com qual frequência devo substituir minhas lentes?

Não hesite em compartilhar com seu oftalmologista quaisquer outras preocupações e dúvidas que possa ter. Ele é a melhor fonte para aconselhá-lo sobre a saúde dos olhos, visão e lentes de contato.



VOCÊ SABE COMO SEUS OLHOS FUNCIONAM ?

Quando você vê algo, é isso que acontece:
A luz em contato com a córnea sofre um desvio.
A pupila ajusta-se, de acordo com a intensidade da luz, ficando maior em ambientes com pouca luz e menor em ambientes de luz forte.
A luz passa através da pupila e do cristalino de seu olho.
O cristalino muda de forma para focalizar a luz em sua retina, de acordo com a posição do objeto que você está olhando (perto ou longe).
As células da retina absorvem a luz e a convertem em impulsos elétricos enviando mensagens para seu cérebro através do nervo óptico.
Seu cérebro então interpreta essas mensagens na forma de imagens.
É incrível que seus olhos tenham tantas e tão complexas partes funcionais. Mas quando você considera quão difícil é a tarefa de lhe proporcionar a visão talvez não seja tão surpreendente!



CONTROLE A IRRITAÇÃO NOS OLHOS CAUSADA PELA BLEFARITE

O nome até soa estranho, mas a blefarite é mais comum do que se imagina. "Estima-se que cerca de 30% da população mundial tenha a doença, considerada a alteração ocular crônica de maior prevalência no mundo", afirma o oftalmologista Emerson Morishita, do Hospital de Olhos Paulista. O problema, que causa irritação e descamações na pele, ocorre por causa da inflamação da borda das pálpebras e pode prejudicar as glândulas que ajudam na lubrificação dos olhos.

"Essa região das pálpebras é extremamente sensível e inflama principalmente em dias de tempo seco e em pessoas que possuem dermatite seborreica, olho seco e excesso de oleosidade na pele", diz o oftalmologista Jonathan Lake, do Oftalmed - Hospital da Visão, de Brasília. Os tipos mais frequentes são a blefarite seborreica e a bacteriana, mas também há a alérgica e, mais rara, a ulcerativa. Entenda a diferença e adote oito cuidados para amenizar a doença e prevenir crises ? além do tratamento indicado pelo oftalmologista.

http://www.minhavida.com.br/…/15452-controle-a-irritacao-…/…



12 CURIOSIDADES SOBRE A VISÃO QUE VOCÊ SUPOSTAMENTE NÃO SABIA

1. Herança genética - Pais que usam óculos com grau acima dos 7, tem forte tendência a terem filhos que precisarão de óculos desde pequenos.
2. Ler em movimento - Ler dentro de veículos em movimento não faz mal. Algumas pessoas sentem enjoo, mas é uma reação individual.
3. Tratamento antirreflexo - Lentes antirreflexos podem ser danificadas caso tenham contato frequente com sprays de cabelo ou perfumes.
4. Ofuscação na lente - Pessoas que usam óculos vez ou outra têm ofuscações. Isto pode ser causado por faróis de veículos em sentido contrário, ou reflexos de rodovias molhadas e até mesmo placas de sinalização.
5. Tempo de escolha - Quando as pessoas vão adquirir óculos novos, gastam mais de 80% de seu tempo apenas escolhendo a armação.
6. Ferimentos oculares - Quase metade dos ferimentos oculares traumáticos está relacionado a acidentes por esportes com bola.
7. Velocidade da “lente” humana - A “lente” do olho humano é mais rápida do que a lente mais moderna de uma câmera fotográfica. Ao olhar ao redor os olhos focam em vários objetos em frações de segundo. Tudo isso, em uma velocidade muito mais rápida.
8. Luz UV - A luz UV (raios ultravioleta) emitida naturalmente pelos raios do sol pode “queimar” a superfície do olho e causar tumores amarelados benignos no olho, caso atingirem a visão constantemente.
9. Hábitos saudáveis - Para proteger a saúde dos olhos deve-se seguir uma dieta balanceada, ricas em fibras frutas e vegetais, assim como beber bastante água, não fumar e evitar exposição à fumaça e usar óculos com proteção contra os raios ultravioletas.
10. Retina - A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis à luz.
11. Lentes fotossensíveis - Protegem os olhos dos raios UV e se adaptam às mudanças de luminosidade, o que as tornam muito práticas. As lentes são compatíveis com todas as armações.
12. Piscadas - Ao piscar nós lubrificamos os olhos, e este ato acontece milhares de vezes por dia. Em média, os seres humanos piscam 15 mil vezes por dia.

A principal função dos óculos escuros é proteger mecanicamente os olhos contra os raios ultravioleta (UV) A e B. E os maiores problemas provocados a longo prazo por uma exposição em excesso ocorrem na retina, localizada no fundo do olho. É o caso de uma doença chamada degeneração macular relacionada à idade.


"Humanos têm um mecanismo para controlar o intervalo em que piscam os olhos buscando um timing apropriado para reduzir as chances de perder informações importantes enquanto observam uma sequência de eventos visuais"

#CURIOSIDADESOPTICADAFABRICA


Detalhes que devem ser observados na hora da compra
1. A pupila deve ficar centralizada na armação;
2. O apoio do nariz (também chamado de “ponte do óculos”) deve encaixar bem, sem marcar a pele. Conforto aqui é palavra de ordem!
3. A armação deve ficar rente à parte de cima do olho;
4. As sobrancelhas devem acompanhar o formato do modelo escolhido;
5. As hastes devem estar apenas apoiadas nas têmporas (jamais muito justas) e ajustadas atrás da orelha;
6. As ponteiras devem contornar as orelhas. Dessa forma, não farão pressão sobre a cabeça e manterão os óculos seguros;
7. As sobrancelhas não podem ser encobertas pela armação – evita uma expressão muito rígida;
8. Quem usa franja deve optar por uma armação que não a amasse



Óculos para cada formato de rosto

Não é só o estilo, mas o tipo do rosto também deve ser levado em conta na hora da escolha. Para o rosto redondo, por exemplo, a melhor é a armação quadrada ou retangular. Para as donas de face quadrada, invista no oposto e compre óculos redondo ou ovalado. Para equilibrar a linha do rosto triangular a aposta é armações estreitas, como o estilo aviador. Em todo caso, mulheres com rosto oval são as mais fáceis de combinar com diversos tipos de óculos. Veja mais dicas na figura abaixo:

Lentes Monofocais: Como o próprio nome já diz, esse tipo de lente é direcionado apenas para um único campo de visão, ou seja, ou é direcionado para perto ou para longe.
Lentes Multifocais: É uma versão das lentes bifocais, mas muito melhorada. Além de possuir os recursos das bifocais tem ainda algumas funções que melhoram ainda mais a visão.

Os primeiros óculos surgiram no mundo há muito tempo: sua primeira aparição é datada do século I d.C. Eram utilizados somente pelos soldados para que a visão fosse melhorada. Os óculos com objetivo de corrigir a visão só vieram a aparecer mais tarde, quando rochas preciosas eram partidas em lascas superfinas. Tais lascas, junto com as primitivas armações, deram origem aos primeiros óculos de grau, sendo esse para a visão de perto. Devemos agradecer ao árabe Alhazen, um matemático que estudou os efeitos do raio solar nessas lascas e o efeito do olho humano.

A lente bifocal. Ela serve para a focalização em duas visualizações: perto e longe. Auxilia muito de quem precisa enxergar tanto de longe quanto de perto.

Lacoste é uma marca que esta super em alta atualmente e que ganha cada vez mais espaço a cada dia que passa.
Claro que a marca não poderia deixar de comparecer ao ramo ótico, hoje apresentamos a coleção e óculos Lacoste que conta com modelos de diferentes estilos, as todos com características já bem conhecidas da marca, como design, ousadia e modernidade

LACOSTE NA ÓPTICA DA FABRICA PARA VOCÊ !!!

Você sabia ? que Alhazen foi a primeira pessoa a que estudou os efeitos do raio solar e o efeito do olho humano.
Escreveu numerosas obras notáveis pelo estilo e pelas observações sobre os fenómenos da refracção da luz, com especial incidência na refracção atmosférica ao nascer e ao pôr do Sol.

Otica da Fábrica © 2019 - Todos os direitos reservados